Artigo
Title
Imagem Teaser

Body
Conhecido por ser uma boa prática de poupança, o Plano Poupança Reforma (PPR) é um tipo de investimento cada vez mais procurado pelos portugueses. Ao fazer um PPR é importante que se certifique que opta por uma empresa com bom reconhecimento público (por exemplo a Optimize, recentemente reconhecida pela DECO como a melhor opção para um PPR), de forma a rentabilizar o investimento da melhor forma.
Caso perceba que se transferir o seu PPR para outra entidade fica a ganhar, saiba que o pode fazer! O processo não é complicado e as vantagens podem ser várias.
Comissão de transferência – qual o valor?
O valor a pagar é variável, derivando da natureza do produto onde efetuou o investimento. Se o PPR não tiver garantia de capital, a cobrança de comissões não é aplicável. Por sua vez, se for um PPR com garantia de capital ou rendibilidade, a comissão terá um valor máximo de 0,5% do valor total.
5 passos para transferir um PPR
- Analise as várias soluções do mercado e escolha a melhor para si, de acordo com o seu perfil de investidor;
- Faça o pedido de transferência do PPR às duas entidades, a gestora e a recetora;
- Aguarde a proposta de formalização, que deve ser enviada pela entidade recetora;
- Depois de formalizar o contrato, a entidade gestora tem de transferir o valor do PPR para a entidade recetora dentro de um período de 10 dias úteis;
- Quando transfere o valor, a entidade gestora deve comunicar o valor das entregas, as datas correspondentes e o rendimento acumulado. Deve também informar o participante, num prazo de 5 dias úteis, sobre o montante do plano de poupança à data da transferência e depois do recebimento da comissão de transferência, caso aplicável.